Livro 100 anos do Comitê Olímpico Brasileiro. Casa da Palavra e Comitê Olímpico Brasileiro. Janeiro 2015 - Março 2015

Pesquisa iconográfica com o levantamento e organização de informação de mais de 800 imagens sobre a história do esporte e suas políticas públicas, eventos e atletas nacionais. Produção e licenciamento de direitos de uso e reprodução de imagens.

“A história de fundação do Comitê Olímpico do Brasil começa em 1913, quando Raul Paranhos do Rio Branco, filho do barão do Rio Branco e embaixador do Brasil em Berna, na Suíça, recebe convite do barão Pierre de Coubertin para integrar o Comitê Olímpico Internacional (COI). O gesto representou uma declaração de confiança no potencial esportivo brasileiro e deu início à história do país no Movimento Olímpico Internacional. O convite fez do embaixador o primeiro delegado do COI para o Brasil e provocou, nesse mesmo ano, uma campanha pública pela formação de um Comitê Olímpico Brasileiro. No dia 8 de junho de 1914, os dirigentes de destaque do Rio de Janeiro se reuniram na sede da Federação Brasileira das Sociedades de Remo e, em assembleia, criaram o Comitê Olímpico do Brasil, chamado de Comitê Olímpico Nacional (CON).


Desde a primeira participação do Brasil nos Jogos Olímpicos, em Antuérpia 1920, quando conquistou três medalhas no tiro esportivo, sendo uma de ouro com Guilherme Paraense, o Comitê Olímpico do Brasil vem escrevendo sua história e a do próprio esporte olímpico do país.” In: http://www.cob.org.br

Please reload