Frida-Kahlo-Tomie-Ohtake-08.jpg
Frida-Kahlo-Tomie-Ohtake-08.jpg

press to zoom
DSC_0248_edited.JPG
DSC_0248_edited.JPG

press to zoom

press to zoom
Frida-Kahlo-Tomie-Ohtake-08.jpg
Frida-Kahlo-Tomie-Ohtake-08.jpg

press to zoom
1/4

PORTFÓLIO

  Série documental em 4 capítulos “Meninas de Realengo”. Direção Bianca Lenti. Produção Giros Filmes. Setembro – outubro de 2021

 

Função: Pesquisa iconográfica.

Nataraj Trinta e Nathalia Lambert.

__________________________________________

 

  Filme documentário Fremd, O estrangeiro. Direção e produção Angelisa Stein. Abril- Julho, 2021.

 

Função: Pesquisa iconográfica.

___________________________________________

 

   Roteiro Imagens da Independência do Brasil. Autoria: Nataraj Trinta e Rafael Cardoso. Produção Marcos Guttman. 2019-2020.

 

Função: Roteirista e pesquisadora.

____________________________________________

 

    Exposição O RIO DOS NAVEGANTES. Curadoria Evandro Salles. Co-curadoria Fernanda Terra, Pollyana Quintela e Marcelo Campos. Museu de Arte do Rio de Janeiro, 2019-2020.

Função: Pesquisa de conteúdo.

_____________________________________________

 

  Centro de Memória Procurador de Justiça João Marcello de Araújo Júnior/ MPRJ. 26 de junho de 2017 até 202_.

Função: Historiadora responsável pelo projeto de história institucional do sob coordenação do Procurador de Justiça Márcio Klang. Desenvolvimento de projetos de História Pública, gestão do acervo e banco de dados. 

_____________________________________________

 

  Exposição O Rio do Samba: Resistência e Reinvenção. Curadoria Clarissa Diniz, Evandro Salles, Marcelo Campos e Nei Lopes. Museu de Arte do Rio de Janeiro, 28 de abril de 2018- março de 2019.

  

Função: Pesquisa de conteúdo.

_____________________________________________

   

  Exposição Invenções da Mulher Moderna: para além de Anita e Tarsila. Curadoria Paulo Herkenhoff. Instituto Tomie Ohtake, 13 de junho - agosto de 2017.

Função: Assessoria curatorial, pesquisa para exposição, obtenção de imagens para catálogo, licenciamento de direitos conexos e autoria do artigo “Mulheres de Vassouras”. Assistente de Pesquisa: Thaís Chilinque. 

_____________________________________________

 

  Projeto audiovisual “Arte Brasileira Quadro a Quadro” dirigido por Marcos Guttman e Fabiano Maciel e produzido por Nathalie Felippe / Pontos de Fuga Produções a partir da obra “A Arte Brasileira em 25 Quadros” do historiador da Arte Rafael Cardoso.

Função: Pesquisa iconográfica e licenciamento de direitos autorais. 

Assistente de Pesquisa: Pedro Pio.

_____________________________________________

 

      Projeto audiovisual “Até meu primeiro disco” dirigido por Alexandre Wahrhaftig e produzido pela Mira Filmes. 2016 a maio de 2017.

Função: pesquisas em arquivos pessoais, bancos de imagens, jornais sobre as trajetórias e obras das bandas Blitz, Barão Vermelho, Novos Baianos e dos artistas Lenine, Tom Zé, Fagner, Fafá de Belém, Zeca Pagodinho, Elza Soares, Criolo, Hermeto Pascoal, Edu Lobo, Daniela Mercury e Elba Ramalho; e licenciamento de direitos conexos para utilização do material de imagens still e em movimento na série de 13 capítulos com entrevistas à Marina Person.

Assistente de Pesquisa: Nathalia Lambert. 

_____________________________

 

    Projeto “Passado, Presente e Futuro: uma história do Museu da Vida através das imagens”. Museu da Vida / Fiocruz, março de 2016 a abril de 2017.

Função: Pesquisa iconográfica e licenciamento de direitos para uso das imagens em maquete interativa e organização de imagens para o livro sobre o Museu da Vida.

_____________________________

  Livro “Rio, um Porto entre tempos- modos de ser, modos de conhecer”, autora Maria Inez Turazzi. Editora Bazar do Tempo, janeiro de 2017.

Função: Pesquisa iconográfica complementar.

_____________________________

   Filme Xana Nina Nã: um filme sobre a memória de Luz del Fuego e tantas outras mulheres. 2006, 6 min. 

Função: Pesquisa, argumento e co-direção com Nini Cartaxo, Lucília Zardo e Tatiana Catein. 

_______________________________________________

 

Exposição Leopoldina: princesa da Independência, das Artes e da Ciência. Curadoria Solange Godoy, Luis Antonelli, Paulo Herkenhoff e Pieter Tjabbes. Museu de Arte do Rio de Janeiro, junho 2016 - março 2017.

 

Função: Pesquisa para a exposição e linha do tempo. 

_____________________________

 

Exposição MC grafiteiro: aquele que não enfraquece. SESC Madureira, agosto à outubro de 2016.

Função: Curadoria e Produção para a exposição.

_____________________________

 

Curso “Da presença feminina à arte feminista”. Debates sobre história da arte: mulheres artistas, trajetórias e movimentos sociais. Centro Cultural da Justiça Federal, junho e julho de 2016.

Função: Curadoria e Palestras e Produção.

 

16 e 17 de fevereiro de 2016.  
CASA DO SABER RIO- O GLOBO. 
 

Personalidade, identidade, tempo histórico e o processo criativo de Frida Kahlo se conectam e resultam em uma das personagens mais influentes da cultura latino-americana. Uma grande referência da pintura moderna mexicana que alcança o lugar de uma das artistas da primeira metade do século XX mais conhecidas no Ocidente, extrapola o campo da arte e vira uma espécie de mito. Como entender esse fenômeno através da sua vida, obra e memória?

Em ocorrência da exposição Frida Kahlo — Conexões entre mulheres surrealistas no México, em cartaz na Caixa Cultural, a CASA DO SABER RIO O GLOBO faz uma série de dois encontros: no primeiro, a historiadora Nataraj Trinta fala sobre a temática da mostra através da biografia de Frida Kahlo, da análise de suas obras, de sua indumentária e de seus documentos privados. No segundo, será realizada uma visita à exposição com acompanhamento da professora. 

 

Pesquisa iconográfica com o levantamento e organização de informação de mais de 800 imagens sobre a história do esporte e suas políticas públicas, eventos e atletas nacionais. Produção e licenciamento de direitos de uso e reprodução de imagens.

Pesquisadora iconográfica (2006-2014) e editora de imagens  (2007-2010). 

Participação em reuniões de pauta com o Conselho Editorial e equipe; pesquisa iconográfica (em bibliotecas, arquivos, museus, coleções particulares e públicas, agências de imagens e etc.) para capas, dossiês e artigos livres; edição, acompanhamento de saídas fotográficas;  ilustrações; infográficos, diagramações; tratamento de imagens; acompanhamentos de gráfica; licenciamento de direitos de uso e reprodução de imagem; elaboração de resenhas de livros; elaboração de textos para o site e edições impressas e colaboração com os projetos : Coleção “História no Bolso!” 6 volumes sobre a história do Brasil (2009);  a série de 10 episódios Histórias do Brasil com temas de História do Brasil para a TV Brasil produzidos pela Conspiração Filmes e Revista de História da Biblioteca Nacional (2010-2011), edições especiais da História da Ciência (2010) e criação do banco de images da RHBN.

Realização de levantamento de obras do acervo da Fundação Biblioteca Nacional, do século XVI ao século XIX, representando a cidade de Salvador em suas paisagens naturais e sociais. Compilação de dados, assistência de produção, acompanhamento de saídas fotográficas e elaboração de legendas de texto e legendas técnicas.

Assistência Curatorial , Pesquisa e levantamento de obras relevantes à temática nos acervos do Museu Histórico Nacional, Arquivo Público da Cidade do Rio de Janeiro, Mapoteca do Itamaraty, Coleção Roberto Marinho, Instituto Ricardo Brennand, Fundação Biblioteca Nacional, Arquivo Nacional, Museu Nacional de Belas Artes, Arquivo Publico do Estado do Rio de Janeiro, Biblioteca Parque Estadual (BPE), Coleção Fadel, Coleção Jean Boghici etc. Elaboração de legendas técnicas e legendas de textos expositivos e criação de texto " O Rio Maldito de Augusto Malta" para o catálogo da mostra. 

Pesquisa iconográfica, obtenção e licenciamento dos direitos de uso e reprodução de imagens.

Realização da pesquisa de texto e imagem para o material encartado na publicação  “Políticas e Sistemas de Saúde no Brasil”.

Levantamento de fontes escritas e visuais para a Exposição em referência à efeméride de 50 anos da morte do ex-presidente Getúlio Vargas. Org. Leila Duarte Menezes.

Levantamento de documentos e organização de dados de fontes presentes nos fundos do Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro e auxílio na escrita de um repertório para auxílio para pesquisadores externos.

Please reload