Acervo Arquivo Nacional
Acervo Arquivo Nacional

press to zoom
Acervo Fundação Biblioteca Nacional
Acervo Fundação Biblioteca Nacional

press to zoom
Acervo Fundação Biblioteca Nacional
Acervo Fundação Biblioteca Nacional

press to zoom
Acervo Arquivo Nacional
Acervo Arquivo Nacional

press to zoom
1/3

QUEM SOMOS

Nataraj Trinta 

Bacharel e Licenciada em História pela Universidade Federal Fluminense, atuou por cerca de 9 anos como pesquisadora iconográfica e editora de imagens (2007-2010) na Revista de História da Biblioteca Nacional. Possui experiência na área de coordenação de equipes, curadoria, pesquisa de imagens e texto para exposições, revistas e livros-arte, com ênfase em temas relacionados à História da Arte Moderna e Contemporânea, História das Mulheres e Cultura Visual e Iconográfica Brasileira. Hoje é historiadora responsável pelo Centro de Memória Procurador de Justiça João Marcello de Araújo Júnior, gerente de conteúdo da empresa N30 Pesquisas: Imagens, texto, produção editoria e arte, editora na N30 Editorial em sociedade com Amina Vergara e Filipe Monteiro, além de participar do GT de criação da Associação de Pesquisadores do Audiovisual, Iconografia e Conteúdo (PAVIC)

 

N30 Editorial 

Amina Vergara  é historiadora, formada pela UFF (2005), com Mestrado em História Social pela USP (2010) e especialização em Estudios Americanos pela Universidad de Sevilla (2012). Pesquisa há mais de dez anos a relação entre História e Literatura.  Trabalhou como editora assistente em editoras do Rio de Janeiro, coordenou a produção de material didático para programa do Ministério do Trabalho e tem amplo conhecimento das rotinas de produção do livro impresso - desde a preparação até o envio para a gráfica - e  solicitação, verificação e aprovação de livros digitais.

 

Filipe Monteiro é historiador, formado pela UFRJ e doutor em História das Ciências e da Saúde pela Casa de Oswaldo Cruz (2016). Trabalhou como pesquisador e jornalista na Revista de História da Biblioteca Nacional. Tem artigos publicados em jornais de grande circulação como O Globo, revistas como Le Monde Diplomatique, além de periódicos científicos. Possui experiência em pesquisas sobre História Intelectual, História do Pensamento Social, História do Brasil República e História das Religiões e Religiosidades. Atua também na área de gestão e monitoramento de mídias sociais da Associação Nacional de História (ANPUH). 

Consultores 

 

Pedro Pio é Mestre em Antropologia (2011) pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense (PPGA/UFF), bacharel e licenciado em Ciências Sociais pela mesma instituição (2005) e jornalista pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso (2006). Especialista na área de igualdade de gênero, tendo publicado no ano de 2016 o livro Ringues de Gênero: Representações sobre a Feminilidade entre Praticantes de Boxe pela editora Autografia. Larga experiência em análise, construção e execução de pesquisa qualitativa e iconográfica, prestando assistência para diversas instituições de pesquisa, ONGs e produtoras de audiovisual. Experiência também como coordenador de monitoramento de projetos voltados para a educação e trabalho.

 

Carla Lima é doutora em História das Ciências e da Saúde pela Casa de Oswaldo Cruz/ FIOCRUZ (2014). Tem experiência em pesquisas históricas sobre viajantes naturalistas oitocentistas que visitaram o Brasil durante os séculos XVIII e XIX, com ênfase em história da ciência e ambiental.

 

Gefferson Ramos Rodrigues é doutor em História pela Universidade Federal Fluminense com pesquisa dedicada às revoltas populares no Brasil Colônia. Trabalhou com pesquisa e criação de texto no Arquivo Nacional e na Revista de História da Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro.